Atendimento Especializado

Grupo Infantil

Nossa estrutura escolar é organizada de maneira diferente do ensino regular, ao invés de Ciclos, os alunos são divididos por Programas Educacionais Próprios, Áreas de Trabalho e por Grupos, os quais possuem perfis e objetivos claramente definidos de acordo com a idade cronológica, a idade de desenvolvimento, nível de desempenho pedagógico e sociabilidade. Em síntese, para a formação dos Grupos priorizamos a individualidade, o potencial, as dificuldades, bem como seu nível cognitivo, afetivo e social.

Oferecemos o Ensino de Crianças e Pré-Adolescentes durante os períodos da Manhã e Tarde, organizado no seguinte programa:

✓ PROGRAMA CRESCER: É a primeira etapa da educação básica e tem como finalidade o desenvolvimento multidisciplinar do aluno em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Áreas de Desenvolvimento:

1- Estimulação Essencial

2- Educação Pré-Escolar

Grupo Adulto

Ensino de Adolescentes e Adultos – Manhã – Organizado no seguinte programa:

PROGRAMA PROSSEGUIR (Projeto Pedagógico Dinâmico):

É uma modalidade de ensino que possibilita aos nossos jovens e adultos acesso às etapas da escolaridade por meio de atividades diversas, como: atividades/ocupações selecionadas para fins terapêuticos ou de reabilitação, preparação educacional, preparação para a alfabetização, reforço da alfabetização, letramento, independência, educação física, educação para o trabalho, bem como a manutenção e preservação de conhecimentos já adquiridos. 

Áreas de Trabalho:

  1. Ocupacional
  2. Projeto Bem-Estar
  3. Alfabetização e Letramento
  4. Projeto Independência
  5. Oficina de Trabalho
  6. Educação Física
  7. Natação
  8. Música

♦ Ensino de Adolescentes e Adultos – Tarde – Organizado no seguinte programa:

PROGRAMA AVANÇAR (Movimento e Ludicidade – Pedagogia de Projetos):

Definimos como um programa no qual os grupos se ocupam em atividades proveitosas e com propósitos definidos. É o ensino através da experiência. Uma forma de desenvolver a criatividade e os conhecimentos, através de jogos, artes, música, atividades manuais e atividades físicas. O intuito é aprender, se divertindo e interagindo com os outros.

Áreas de Trabalho:

  1. Jogos Pedagógicos
  2. Trabalhos Manuais
  3. Ocupacional
  4. Arte-Educação
  5. Oficina de Artesanato
  6. Educação Física
  7. Natação
  8. Música

♦ Educação para o Trabalho – Tarde – Organizada no seguinte programa:

FABRINQUEDO (Unidade de Trabalho Abrigada):

Preparação para o trabalho. A Fabrinquedo é uma pequena fábrica de brinquedos que funciona no Instituto Indianópolis em um esquema de produção de brinquedos criativos e materiais pedagógicos. São produzidos jogos pedagógicos, artesanatos finos e brindes para ocasiões especiais. Os jogos são classificados em lúdicos e pedagógicos, confeccionados em madeira e passam por uma sequência de processos até chegarem ao resultado final.

Desenvolvimento do Trabalho:

  1. Treino das habilidades motoras/manuais
  2. Confecção de jogos, brinquedos criativos e materiais pedagógicos em madeira
  3. Desenvolvimento da atenção, concentração, cooperação, organização e a responsabilidade pelo trabalho.