Arteterapia

O que é Arteterapia?

A Arteterapia é um recurso terapêutico que usa a auto expressão para se conectar com o mundo interior e exterior do indivíduo. É uma arte livre que trabalha a linguagem de traços, cores e seus matizes a favor da saúde, é a aplicação da arte como terapia.

A Arte contribui de modo relevante para a formação do sujeito, assegurando o espaço sistematizado de construção do conhecimento.

Quando uma pessoa utiliza a arte, pinta, desenha ou cria uma escultura, ela organiza espaços, define formas, compõe planos, produz.

É capaz de estruturar e articular o Sentir, o Pensar e o Fazer, por meio da construção artística e com isso, o indivíduo vai experimentando cinesteticamente o caminho de sua competência.

O trabalho artístico contribui como agente transformador, possibilitando o contato consigo mesmo pelas vias sensorial e emocional, desbloqueando tensões e emoções represadas.

A partir de vivências na modelagem em argila, pintura, escultura, desenhos, dança, música, etc… o sujeito entra em contato com o material, com o inesperado e vai de encontro com possibilidades que trazem equilíbrio e harmonia, num movimento de constante superação.

A quem se destina?

Pessoas de qualquer idade, sendo utilizado tanto para o autoconhecimento e auto expressão, como também nos casos de pessoas com deficiência intelectual e física.

Profissional que atende no Instituto Indianópolis: Celina Truffi

Tipos de atendimentos que você vai encontrar aqui no Instituto:

Arteterapia com enfoque terapêutico, psicopedagógico e profilático.