Fonoaudiologia

O que é Fonoaudiologia?

É a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções estomatognáticas, orofaciais e na deglutição.

A quem se destina?

A todos aqueles que apresentam dificuldades na comunicação, linguagem, voz, alimentação ou correlacionados a elas.

Profissional que atende no Instituto Indianópolis:

Maria Thereza Vilardi de Mendoça.

Os atendimentos apresentam focos de atuação em :

Linguagem: tem por objetivo prevenir, diagnosticar e tratar as dificuldades na fala e na escrita.

Motricidade orofacial: tem por objetivo prevenir, diagnosticar, habilitar e reabilitar funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala. Por realizar também o aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.

Fonoaudiologia educacional:  tem por objetivo promover, aprimorar e prevenir alterações de linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial e voz, favorecendo e otimizando o processo de ensino e aprendizagem.

Gerontologia: tem por objetivo prevenir, avaliar, diagnosticar, habilitar e reabilitar os transtornos relacionados à audição, ao equilíbrio, fala, linguagem, motricidade orofacial e voz de idosos.

Fonoaudiologia  voltado para Neuropsicologia: tem por objetivo prevenir, avaliar e tratar os transtornos que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.