Neuropsicologia

A neuropsicologia é a interface entre a psicologia e a neurologia, é a ciência que estuda as relações entre o cérebro e comportamento, dedicando-se a investigar diversas áreas cognitivas do indivíduo. Tem como objetivo investigar como as diferentes lesões cerebrais causam déficits em diversas áreas da cognição.

A quem se destina:

Os atendimentos podem ser realizados em crianças, adolescentes, adultos e idosos, com as seguintes demanda:

Auxiliar o diagnóstico diferencial quando há dúvidas sobre duas ou mais hipóteses diagnósticas;

Definir a extensão de perdas e disfunções cerebrais;

Avaliar o grau de aptidão e as áreas de maior e menor facilidade de desempenho, aprendizagem e questões emocionais;

Detectar disfunções cognitivas relacionadas à idade avançada.

Tipos de atendimentos que você vai encontrar aqui no Instituto:

Avaliação Neuropsicológica: A Avaliação Neuropsicológica consiste em uma investigação minuciosa das funções cognitivas, executivas, sensoriais, motoras, emocionais e sociais da pessoa, com o intuito de se identificar algum comprometimento funcional neurológico, bem como as áreas preservadas.

São utilizados baterias de testes padronizados, escalas e questionários para cada idade ou comprometimento, além da análise clinica funcional realizada pelo profissional durante o período da avaliação.

Reabilitação Neuropsicológica: A partir de uma avaliação cuidadosa das habilidades e déficits cognitivos, o neuropsicólogo desenvolve um programa de Reabilitação Neuropsicológica para auxiliar no restabelecimento de sua qualidade de vida e reintegração ao seu meio familiar, social e profissional.

Profissional que atende no Instituto Indianópolis

Maria Luisa Afonso